quarta-feira, 20 de outubro de 2010

História Curtas 2010: Trocam-se Bolinhos por Histórias de Vida

Faltando uma semana para o casamento e com todos os preparativos na reta final, a noiva descobre que seu noivo não se sente preparado para casar. Em meio a muitos compromissos a serem desmarcados e objetos a serem devolvidos, ela tem a única certeza que precisa decidir que rumo seguirá sua vida. Ela tem uma ideia criativa de se desfazer dos doces que sobraram do casamento e deixar um pouco de lado a tristeza...


Porta de Entrada


Caminhada: tornar o familiar estranho

Como é a "porta de entrada"?
A porta de entrada para o Estágio III, você deverá encontrar com sua caminhada pela cidade educadora, deve ser:
"[...] um lugar de potencialidades pedagógicas em que você se perguntará: Como posso contribuir com as práticas educativas existentes, [intermeando] com as questões e ações das artes visuais?"

Minha Trajetoria - Setor Boa Vista, conhecido popularmente por Setor dos Ciganos.



Lugares da Arte na Internet da disciplina Diálogos Intermidiáticos

Construa um trailer com o tema Cidade Educadora, composto por imagens fixas e em movimentos captadas durante o Etnográfico proposto na disciplina de Estágio Supervisionado. Na seqüência, defina uma temática específica (porta de entrada) a partir do tema geral: Cidade Educadora. O “trailer” deverá mostrar como você chegou a este tema específico.





Em seguida construa um video da sua caminhada destacando sua Porta de Entrada...

Vídeo da minha caminhada...






Realize uma leitura inspirada e uma leitura metódica da "porta de entrada" escolhida por você na disciplina de Estágio...
Leitura da Porta de Entrada
Moradia de Nômades
No setor Boa Vista está situada as barracas dos ciganos, onde eles residem a mais de quatorze anos, lá eles têm algumas tradições como: festejar durante cinco a seis dias as festas de casamento, e os convidados de outras cidades quando chegam perto soltam fogos e eles respondem com fogos também, isso é sinal de alegria, comemoram o dia Nacional dos Ciganos e outras datas. Eles comunicam entre si na língua cigana até as crianças comunica nesse idioma. Para o sustento eles negociam carros e viajam para praia para vender redes, forros e roupas.
 Tive a oportunidade de observar e refletir a história desse povo. Percebi que essa história pode ser dividida em algumas partes como: a origem, a dispersão e a situação atual. Eles fazem parte de uma etnia de cultura própria, encontram dispersos por todo o setor, algumas famílias já tem residência fixa, enquanto outras ainda residem em barracas.
Pode-se concluir que embora vivendo e convivendo com a comunidade local, existe a preocupação em preservar a cultura, embora de maneira informal, pois como disse o cigano Jorge "Aqui as crianças já nascem sabendo, nem precisamos ensinar ".



quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Ateliê de Poéticas Contemporâneas...

Pesquise nas Unidades 1 e 2 da disciplina Ateliê de Poéticas Contemporâneas, dentre as tendências apresentadas, um artista que tenha desenvolvido sua poética em diálogo com o tema cidade. Após essa pesquisa, produzir uma imagem fotográfica utilizando qualquer técnica artística, mas que faça referência ao artista escolhido.

Artista escolhido: Michelangelo Pistoletto

A Arte Povera

O termo Arte Povera, que traduz-se do italiano por “Arte Pobre“, foi criado pelo crítico Germano Celant, em 1967, para designar um grupo de artistas, a maioria radicados na Itália, que aplicavam princípos estéticos, técnicos e materiais redutores (pobres) em suas obras.
O conceito de “pobreza“ estava ligada às manobras estéticas elementares, e ao uso de materiais simples extraídos do cotidiano e aparentemente estranhos ao universo da arte, como carvão, gravetos, areia, cavacos de madeira, trapos, jornais velhos, espelhos, etc. Materiais que queriam ultrapassar as distinções entre arte e vida, entre natureza e cultura, e eram manipulados por processos notadamente artesanais.
Pistoletto encontra-se ligado a um dos grupos mais dinâmicos do movimento da Arte Povera. O artista aborda uma vasta gama de meios de expressão como a escultura, a pintura, a instalação e a performance . Estas performances (algumas das quais apresentadas em espaços urbanos) permitem-lhe desenvolver o tema da relação entre o artista, o público e a obra de arte.

Fonte: Apostila de Licenciatura em Artes Visuais, módulo 07.
                               IMAGEM & FOTO: Alessandra Paula S. Turonis
      

terça-feira, 24 de agosto de 2010

2ª Parte: A cidade educativa: seus lugares, seus habitantes, seus ofícios, sua cultura


Nesse Estágio Supervisionado 3 a proposta é ampliar a experiência de estágio para além dos muros da escola tomando a cidade como referência para a elaboração de projetos de ação educativa. Consideramos que é em uma “escala intra urbana que a vida cotidiana e a relação entre cidade, cultura e cidadania podem ser analisadas com maior profundidade” (CAVALCANTI, 2001, p. 13).




Tenho o costume de andar pelas estradas
Olhando para a direita e para a esquerda,
E de vez em quando olhamos para trás...
E o que vejo a cada momento
É aquilo que nunca antes eu tinha visto,
Eu sei dar por isso muito bem....
Sei ter o pasmo essencial
Que tem uma criança se, ao nascer,
Reparasse que nascera deveras...
Sinto-me nascido a cada momento
Para a eterna novidade do Mundo

Alberto Caieiro




Iniciaremos nossa conversa, com este trecho do poema de Fernando Pessoa, no heterônimo de Alberto Caieiro.

1ª Parte: A cidade e suas possibilidades educativas

Atividade da disciplina ESTÁGIO SUPERVISIONADO III, levantamento de tópicos da apostila de Licenciatura em Artes Visuais, módulo 07.


Frequentemente, a arte que existe em nossa vida cotidiana é invisível.
No entanto, quando a arte local é interpretada a partir do seu contexto, essa interpretação aciona não só uma maior compreensão da arte em si, mas também uma análise crítica do sistema de produção e dos valores nela refletidos (...). O perturbamento do familiar descreve esse processo de tornar visível a arte e a cultura locais(...). (BASTOS, 2006)

A cidade, ao longo da história, tornou-se um lugar privilegiado para a proliferação de discursos e construção de imagens, devido a enorme concentração de pessoas e objetos, que se tornam a todo momento, símbolos especiais. O contato cotidiano também favorece a construção de imagens. É através do contato com os outros e com o mundo, através dos discursos, das representações, desejos e receios, que a imagem é construída. (ARRAIS, 2001, p.178).

Toda cidade forma, todas elas educam, pois todas são resultados de um processo cultural, histórico e social. As pessoas não se juntam, organizam-se num determinado lugar despretensiosamente! Nesse sentido, toda cidade pode ser educadora, pois ela fala de cada um de nós e do outro com o qual ajudamos a formar!

Segundo Moacir Gadotti, várias cidades brasileiras são membros da Associação Internacional de Cidades Educadoras: Belo Horizonte (MG), Caxias do Sul (RS), Cuiabá (MT), Pilar (PB), Porto Alegre (RS), Piracicaba (SP), Alvorada (RS) e Campo Novo do Parecis (MT).

Achei importante ressaltar o quanto a “Carta das Cidades Educadoras” fala de uma cidade possível. Apesar de todos os obstáculos do mundo contemporâneo, esta cidade é viável na medida em que nos esforçarmos para sua existência.

De acordo com a própria Carta das Cidades Educadoras, a cultura e a educação devem ter prioridades no recebimento de investimentos, pois somente a partir deste investimento é que os cidadãos poderão desenvolver seus potenciais. Acreditamos que enquanto estudantes / educadores precisamos nos ater nestes investimentos. A cultura é aquilo que trazemos nas nossas marcas, nas nossas ancestralidades e contemporaneidades. Ela é aquilo que nos faz humanos, sociais, históricos, é o que nos faz ser deste lugar e não daquele. Ela diz respeito a todos os fazeres, saberes e viveres pelos quais as pessoas se constituem em seus lugares, nas suas cidades, nas suas terras.

O principal objetivo de uma cidade educadora é promover a cidadania. Para Gadotti, não existe cidadania sem democracia. E a própria cidadania pode ser entendida em seus vários âmbitos: social, econômico, político, cultural, etc. Assim, almejamos uma cidade que eduque e que exista “além de suas funções tradicionais” (GADOTTI, 2005, p 1).


Vale ressaltar que a cidade educadora dispõe não somente da educação formal, mas também e, principalmente, da não-formal, e que todas estas práticas possuem objetivos pedagógicos claros, que ultrapassam a forma aleatória com que possam surgir no âmago das comunidades.

Fonte: Apostila de Licenciatura em Artes Visuais, módulo 07.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Qual a Importância no uso Pedagógico a Ferramenta Blog?

Produza um texto justificando a importância do uso da ferramenta Blog. Leia a Unidade 1 – Cibercultura e Ciberespaço da disciplina Ateliê de Arte e Tecnologia II: Diálogos Intermidiáticos para justificar o texto
produzido.

Qual a Importância no uso Pedagógico a Ferramenta Blog?

Contribui como uma forma de propiciar um momento ainda mais reflexivo de cada aluno com sua própria produção e também com a produção de seus parceiros, que podem trocar experiências em um plano mais descontraído, que gera discussões em torno do tema. Enriquecendo os dois lados. Essa forma de trabalho não diminui a importância do professor, que deve ser o principal mediador no processo de aprendizagem, no entanto, possibilita que os alunos percebam que também é possível ir em busca do próprio conhecimento e aprender com os colegas, por meio da colaboração e não apenas com o professor. Quando os alunos utilizam a Internet para publicar suas produções, além de socializar o conhecimento descoberto e desta forma sentirem-se mais valorizados, possibilitam que seus educadores tenham acesso aos projetos desenvolvidos. Segundo Hewitt (2007, p. 226), “a vantagem do blog é que isso o obrigará a viver em um mundo de ideias e debates, e isso no ritmo moderno”. Assim, a ferramenta multimídia blog pode ser utilizada pelos professores como meio de comunicação para desenvolver atividades pedagógicas com os estudantes, ou mesmo com formação continuada para professores. Por ser um site on-line (espaços de comunicação interativa em que se dá a socialização na internet).
Portanto devemos ampliar nossos conhecimentos sobre a presença da arte na internet e a produção específica de web arte, utilizando meios de navegação e pesquisa específicos. Podemos trabalhar com os recursos disponíveis na rede web para o desenvolvimento de experimentos pessoais criativos, compreender e valorizar a interatividade como meio de novas relações no campo da arte.
Que tal lembrar que as câmaras digitais, a internet, o telefone celular, o IPod são alguns dos recursos tecnológicos que alteraram a vida cotidiana nas últimas décadas e já se instalaram defi nitivamente no campo das artes visuais, ganhando terreno a largos passos, como se pode observar pela presença de fotos digitais interferidas, vídeos, vídeos instalações e mesmo web arte, em feiras, exposições e bienais internacionais.
Em termos de interatividade, deve-se considerar, ainda, o desenvolvimento da web 2.0 (Wikipédia, Yutube, Blogger, Fliker, Myespace, Facebook, Orkut e outros) em que os conteúdos são criados pelos próprios usuários. O cerne desta inovação está na separação da estrutura técnica do conteúdo, deslocando a ênfase para a produção coletiva de dados e de informação. Assim, o usuário não necessita conhecer nem ter acesso aos códigos de funcionamento dos programas para poder publicar on-line. A comunidade estabelece a importância destes sites pelo uso que faz deles e a propriedade destes conteúdos pode ser convertida em valores econômicos.

Amigos cursistas de Artes Visuais achei esse texto a seguir produtivo e resolvi compartilhar com vocês, para terminar a leitura acesse: http://www.slideshare.net/rositalima/dissertacao-rosita-imprimir

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Carta "Questões Multiculturais".

Na disciplina Estágio Supervisionado III, tínhamos que desenvolver uma carta com as seguintes questões: Como você se vê em sua cidade? Como você vê sua cidade em você? Faça isso dialogando com o texto de "Questões Multiculturais".