quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Porta de Entrada


Caminhada: tornar o familiar estranho

Como é a "porta de entrada"?
A porta de entrada para o Estágio III, você deverá encontrar com sua caminhada pela cidade educadora, deve ser:
"[...] um lugar de potencialidades pedagógicas em que você se perguntará: Como posso contribuir com as práticas educativas existentes, [intermeando] com as questões e ações das artes visuais?"

Minha Trajetoria - Setor Boa Vista, conhecido popularmente por Setor dos Ciganos.



Lugares da Arte na Internet da disciplina Diálogos Intermidiáticos

Construa um trailer com o tema Cidade Educadora, composto por imagens fixas e em movimentos captadas durante o Etnográfico proposto na disciplina de Estágio Supervisionado. Na seqüência, defina uma temática específica (porta de entrada) a partir do tema geral: Cidade Educadora. O “trailer” deverá mostrar como você chegou a este tema específico.





Em seguida construa um video da sua caminhada destacando sua Porta de Entrada...

Vídeo da minha caminhada...






Realize uma leitura inspirada e uma leitura metódica da "porta de entrada" escolhida por você na disciplina de Estágio...
Leitura da Porta de Entrada
Moradia de Nômades
No setor Boa Vista está situada as barracas dos ciganos, onde eles residem a mais de quatorze anos, lá eles têm algumas tradições como: festejar durante cinco a seis dias as festas de casamento, e os convidados de outras cidades quando chegam perto soltam fogos e eles respondem com fogos também, isso é sinal de alegria, comemoram o dia Nacional dos Ciganos e outras datas. Eles comunicam entre si na língua cigana até as crianças comunica nesse idioma. Para o sustento eles negociam carros e viajam para praia para vender redes, forros e roupas.
 Tive a oportunidade de observar e refletir a história desse povo. Percebi que essa história pode ser dividida em algumas partes como: a origem, a dispersão e a situação atual. Eles fazem parte de uma etnia de cultura própria, encontram dispersos por todo o setor, algumas famílias já tem residência fixa, enquanto outras ainda residem em barracas.
Pode-se concluir que embora vivendo e convivendo com a comunidade local, existe a preocupação em preservar a cultura, embora de maneira informal, pois como disse o cigano Jorge "Aqui as crianças já nascem sabendo, nem precisamos ensinar ".



Nenhum comentário:

Postar um comentário