quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Ateliê de Poéticas Contemporâneas...

Pesquise nas Unidades 1 e 2 da disciplina Ateliê de Poéticas Contemporâneas, dentre as tendências apresentadas, um artista que tenha desenvolvido sua poética em diálogo com o tema cidade. Após essa pesquisa, produzir uma imagem fotográfica utilizando qualquer técnica artística, mas que faça referência ao artista escolhido.

Artista escolhido: Michelangelo Pistoletto

A Arte Povera

O termo Arte Povera, que traduz-se do italiano por “Arte Pobre“, foi criado pelo crítico Germano Celant, em 1967, para designar um grupo de artistas, a maioria radicados na Itália, que aplicavam princípos estéticos, técnicos e materiais redutores (pobres) em suas obras.
O conceito de “pobreza“ estava ligada às manobras estéticas elementares, e ao uso de materiais simples extraídos do cotidiano e aparentemente estranhos ao universo da arte, como carvão, gravetos, areia, cavacos de madeira, trapos, jornais velhos, espelhos, etc. Materiais que queriam ultrapassar as distinções entre arte e vida, entre natureza e cultura, e eram manipulados por processos notadamente artesanais.
Pistoletto encontra-se ligado a um dos grupos mais dinâmicos do movimento da Arte Povera. O artista aborda uma vasta gama de meios de expressão como a escultura, a pintura, a instalação e a performance . Estas performances (algumas das quais apresentadas em espaços urbanos) permitem-lhe desenvolver o tema da relação entre o artista, o público e a obra de arte.

Fonte: Apostila de Licenciatura em Artes Visuais, módulo 07.
                               IMAGEM & FOTO: Alessandra Paula S. Turonis
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário