terça-feira, 17 de agosto de 2010

Qual a Importância no uso Pedagógico a Ferramenta Blog?

Produza um texto justificando a importância do uso da ferramenta Blog. Leia a Unidade 1 – Cibercultura e Ciberespaço da disciplina Ateliê de Arte e Tecnologia II: Diálogos Intermidiáticos para justificar o texto
produzido.

Qual a Importância no uso Pedagógico a Ferramenta Blog?

Contribui como uma forma de propiciar um momento ainda mais reflexivo de cada aluno com sua própria produção e também com a produção de seus parceiros, que podem trocar experiências em um plano mais descontraído, que gera discussões em torno do tema. Enriquecendo os dois lados. Essa forma de trabalho não diminui a importância do professor, que deve ser o principal mediador no processo de aprendizagem, no entanto, possibilita que os alunos percebam que também é possível ir em busca do próprio conhecimento e aprender com os colegas, por meio da colaboração e não apenas com o professor. Quando os alunos utilizam a Internet para publicar suas produções, além de socializar o conhecimento descoberto e desta forma sentirem-se mais valorizados, possibilitam que seus educadores tenham acesso aos projetos desenvolvidos. Segundo Hewitt (2007, p. 226), “a vantagem do blog é que isso o obrigará a viver em um mundo de ideias e debates, e isso no ritmo moderno”. Assim, a ferramenta multimídia blog pode ser utilizada pelos professores como meio de comunicação para desenvolver atividades pedagógicas com os estudantes, ou mesmo com formação continuada para professores. Por ser um site on-line (espaços de comunicação interativa em que se dá a socialização na internet).
Portanto devemos ampliar nossos conhecimentos sobre a presença da arte na internet e a produção específica de web arte, utilizando meios de navegação e pesquisa específicos. Podemos trabalhar com os recursos disponíveis na rede web para o desenvolvimento de experimentos pessoais criativos, compreender e valorizar a interatividade como meio de novas relações no campo da arte.
Que tal lembrar que as câmaras digitais, a internet, o telefone celular, o IPod são alguns dos recursos tecnológicos que alteraram a vida cotidiana nas últimas décadas e já se instalaram defi nitivamente no campo das artes visuais, ganhando terreno a largos passos, como se pode observar pela presença de fotos digitais interferidas, vídeos, vídeos instalações e mesmo web arte, em feiras, exposições e bienais internacionais.
Em termos de interatividade, deve-se considerar, ainda, o desenvolvimento da web 2.0 (Wikipédia, Yutube, Blogger, Fliker, Myespace, Facebook, Orkut e outros) em que os conteúdos são criados pelos próprios usuários. O cerne desta inovação está na separação da estrutura técnica do conteúdo, deslocando a ênfase para a produção coletiva de dados e de informação. Assim, o usuário não necessita conhecer nem ter acesso aos códigos de funcionamento dos programas para poder publicar on-line. A comunidade estabelece a importância destes sites pelo uso que faz deles e a propriedade destes conteúdos pode ser convertida em valores econômicos.

Amigos cursistas de Artes Visuais achei esse texto a seguir produtivo e resolvi compartilhar com vocês, para terminar a leitura acesse: http://www.slideshare.net/rositalima/dissertacao-rosita-imprimir


Uso da Ferramenta Blog como Rede de Interação, Socialização e Construção do Conhecimento

Os meios de comunicação passaram por mudança, que consequentemente trouxeram modificações nas linguagens empregadas nas relações sociais por meio da rede. Os suportes têm relevância nesse processo de relações que acontece por meio da rede, pois atualmente as relações entre as pessoas estão diretamente ligadas ao tipo de acesso, a informações que a pessoa tem, ou seja, quanto mais interligada estiver na rede mais possibilidade terá de interagir. Ainda existe número elevado de pessoas que não têm acesso a suporte como computador, mas, por outro lado, é clara a percepção de que o computador é um suporte que ultrapassa as barreiras do tempo e do espaço e ainda oferece mobilidade. Lévy (1997, p. 40) destaca que O suporte digital permite novos tipos de leituras (e de escrituras) coletivas. Um continuum variado se estende assim entre a leitura individual de um texto preciso e a navegação em vastas redes digitais no interior das quais um grande número de pessoas anota, aumenta, conecta os textos uns aos outros por meio de ligações hipertextuais. As linguagens passaram por alterações. A linguagem linear proporcionava comunicação unidirecional (linguagem de um para muitos), em que as pessoas eram expectadoras passivas aos conteúdos apresentados, ou seja, não havia como o usuário dar uma resposta ao autor, interagir com ele. Esse tipo de linguagem era oferecido pela maioria dos meios de comunicação de massa. Com o surgimento das tecnologias digitais, surgiu a linguagem não linear, bidirecional (linguagem de muitos para muitos), na qual as pessoas se relacionam de maneira diferente, pois permite ao usuário opinar, interagir e até mesmo tornar-se coautor da informação que recebe. Essa linguagem tem, ainda, características multidirecionais (hipermídia, hipertexto e multimídia). Nessa perspectiva, pode-se dizer que a sociedade tem nova forma de produção e apropriação de saberes, em que a relação mensagem e receptor acontece em tempo real. Mesmo em espaços diferentes, as relações acontecem sem fronteiras.

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